O Programa Aventura Segura é a soma das ações de fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas, subsídio à certificação para condutores e empresas, e formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS).

O Programa tem abrangência nacional e foco em 16 destinos. A Serra Gaúcha é um deles.
As ações são executadas pela ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, em parceria com o Ministério do Turismo e SEBRAE Nacional.

Um dos principais objetivos do Programa é qualificar as empresas brasileiras de Ecoturismo e Turismo de Aventura e orientá-las na implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS) em conformidade com a norma técnica da ABNT NBR 15331. Uma das maneiras para demonstrar aos clientes e parceiros a eficácia deste processo é a certificação.

A partir de uma auditoria - realizada pela ABNT, organismo certificador autorizado pelo Inmetro - as empresas têm seus Sistemas de Gestão da Segurança avaliados. As auditorias já começaram nos 16 destinos priorizados pelo Programa Aventura Segura.

PRIMEIROS RESULTADOS NO RIO GRANDE DO SUL:

Certificação de Empresas em Turismo Aventura

O Rio Grande do Sul já possui duas empresas com o Certificado de Conformidade de Sistema de Gestão da Segurança em Turismo Aventura:

- Cânion Turismo Viagens e Aventuras (Cambará do Sul) primeira empresa do Brasil a ser certificada pelo Programa.
Produto certificado: Turismo com Atividades de Caminhada nos Cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

- Atitude Ecologia & Turismo (Canela) Produtos certificados: Turismo com Atividades de Técnicas Verticais – Tirolesa e Arvorismo, ambos realizados no Alpen Park, em Canela.

Outras quatro empresas do Polo de Turismo Aventura da Serra Gaúcha estão em processo de certificação – Criúva Operadora de Turismo, Oguata e High Aventura (empresas localizadas em Caxias do Sul) e a JM Turismo (sediada em Canela). As demais empresas do Polo, a partir de 2011, iniciarão o processo de preparação para a certificação.

Criação de um GVBS – Grupo Voluntário de Busca e Salvamento
A Aventura Serra Gaúcha já conta com o apoio do GRUPAS – Grupo de Prevenção Aparados da Serra, que tem como Missão: "Implementar ações para a prevenção de acidentes, fortalecendo o Sistema de Segurança no destino Aparados da Serra."

Para mais informações sobre o Programa Aventura Segura, acesse: www.abeta.com.br



Clique aqui para fazer o download.

Clique aqui para fazer o download.
Incluir em Favoritos
Aventura Serra Gaúcha